
O que é o Transtorno de Ansiedade Generalizada?
O sintoma básico do Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG) é um estado de preocupação constante, excessiva e incontrolável. As pessoas com TAG se preocupam constantemente com sua saúde, com os entes queridos, com suas finanças, com seus empregos, com o futuro, mesmo quando não há nada de errado acontecendo. Também podem experimentar uma preocupação “sem nome”, difusa e não específica.
O Brasil é o país com a maior frequência de indivíduos com transtornos de ansiedade, beirando 10% da população. Está bem estabelecido na literatura que fatores genéticos, influências hormonais e vulnerabilidade a estressores ambientais colocam as mulheres mais suscetíveis ao desenvolvimento dos transtornos de ansiedade, o TAG entre eles.
O TAG comumente se intensifica no contexto das pressões, demandas e estresses da vida diária. É uma emoção orientada ao futuro sobre eventos potencialmente aversivos e/ou perigosos, que gera reações fisiológicas, comportamentais e afetivas que mobilizam o indivíduo para se preparar para possíveis ameaças. Essa tensão constante pode desencadear a Síndrome do Pânico.
Esses indivíduos são tensos, têm muita dificuldade para relaxar e podem apresentar insônia. Podem ter sintomas físicos como tremores, fadiga, tensão muscular, dor de cabeça, irritabilidade, etc. Em muitos casos pode ocorrer comorbidade com outras doenças, como a depressão, e o abuso de drogas.
Nesses casos, ocorrem repetidos pensamentos sobre os piores cenários envolvendo possíveis eventos futuros. Indivíduos com TAG reportam dificuldade de interromper esses pensamentos ansiosos, sendo recorrente o relato de que a apreensão com um determinado tópico ou situação pode acabar se alastrando para outros assuntos e contextos de suas vidas.
As pessoas que sofrem de ansiedade generalizada, como aquelas que sofrem de outros transtornos ligados à ansiedade patológica, também podem experimentar importantes limitações em vários aspectos de suas vidas, incluindo trabalho, convivência social e vida afetiva.
Os transtornos de ansiedade geralmente prejudicam a vida diária dos indivíduos, pois muitos deixam de realizar atividades rotineiras por medo das crises ou sintomas. As situações que provocam ansiedade algumas vezes são suportadas com grande sofrimento e muitas das atividades exigem a participação de outras pessoas para que sejam realizadas – o que pode afetar a qualidade de vida e diminuir o grau de independência.
Rompimentos sociais e de relacionamentos e abandono de atividades consideradas prazerosas também podem acontecer. Dessa forma, a identificação desses acontecimentos pode direcionar ao tratamento precoce, diminuindo a gravidade desses quadros ao longo do desenvolvimento da doença.
Como é o tratamento do Transtorno de Ansiedade Generalizada?
Após o correto diagnóstico, é indicado o tratamento específico para cada indivíduo, que pode envolver a psicoterapia e o tratamento com psicofármacos. São tratamentos que apresentam melhoras rápidas e visíveis para os pacientes, evitando que o transtorno se torne crônico.
Agende uma consulta para saber mais, clicando aqui.
Fontes:
INEF – Transtornos Mentais
Jornal Brasileiro de Psiquiatria